quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Jorge Ultramaratonista, blogs de corrida, P90X

Jorge Cerqueira, Ultramaratonista, e quanto dura um tênis de corrida?

Quantos tênis de corrida um ultramaratonista tem? Como eles ficam quando são aposentados? Veja um vídeo sobre isso aqui no blog do Jorge Cerqueira, Ultramaratonista. Sou fã do Jorge, um atleta autêntico, que pratica esporte por amor.

Imagem do blog do Jorge Cerqueira


Em relação ao post, perguntei ao Jorge o seguinte:
- Gostaria de saber quantos km você faz com cada tênis. Você faz mais do que os fabricantes recomendam? Já teve lesão por conta disso?

Ele respondeu:
- Olá Adolfo bom dia, obrigado pela msg e elogios no meu blog, quanto a sua pergunta de quantos Kms eu corria com o tênis é o seguinte, no início quando comecei a correr Ultras aproveitava o máximo do tênis então corria com cada tênis mais de 1.000Kms. Os fabricantes informam que a vida útil de um tênis fica entre 600 a 700 Kms, hj com mais experiência tenho consciência que não posso fazer mais isso, ainda mais que pode dar lesão. Você perguntou se por causa disso eu já tive alguma Lesão por correr mais de mil Kms com o tênis. Lesão séria não tive não ainda bem, acho que dei sorte...

Eu disse então:
- Perguntei isso porque no livro Nascido para Correr, de Christopher McDougall, fala de um ultramaratonista (não lembro o nome) que usava os tênis muito além da limitação do fabricante e não se machucava. Ele achava essa limitação exagerada. Seu exemplo de certa forma confirma isso.
Acho que a pessoa pode se machucar com 50Km de uso de um tênis e não se machucar rodando 1000Km como você. Tudo depende de saber correr e saber viver.
 
 
 
 
 
Li este post e fiz o seguinte comentário:
A Maratona não mete medo. Tem que ter respeito apenas. Isto é, tem que treinar bem antes da Maratona.

Sobre:
"Tenho medo de correr 42 km ritmados, sem paradas, tenho medo de não completar num tempo digno, tenho medo de quebrar nos 30km, tenho medo de sentir novas dores, tenho vários medos da mãe de todas as provas!"

Porque tem que ser ritmado, sem paradas? Eu fiz minha primeira usando Gallowalk.  E garanto que fiz melhor que muita gente que tentou correr sem parar.
E o Leonardo Liporati fez com Gallowalk em menos de 3h30! http://correndo-descalco.blogspot.com.br/

Quebrar nos 30K, para mim, tem mais a ver com ritmo (além da capacidade da pessoa) e alimentação (carboidratos demais). Se a pessoa não forçar, usando para isso um monitor cardíaco, e se alimentar bem (pouco carboidrato e muita gordura), acho difícil quebrar nos 30K.
 

Caçada de persistência
 
Vocês já assistiram isso? É daqui que viemos (acredito eu). A caçada de persistência nos tornou os humanos que somos hoje. Por várias razões: exercícios aeróbicos não intensos demais, carne fresca e gorda, inteligência para seguir um animal.

Descobri este vídeo no blog do Erik Neves. Lá tem excelentes posts sobre corrida descalça.


Rápidas
 
 

Lido num grupo do facebook:

"Come to think of it, at 19, if someone told me it build muscle, I would have drank a gallon of gorillas urine siphoned through a bus-drivers dirty sock."

2 comentários:

  1. Adolfo bom dia obrigado por postar o comentário que lhe fiz sobre o tênis e espero que ajude muito os corredores.
    Quanto ao fato que vc mencionou sobre a maratona é o seguinte tem muita gente que tem medo de correr maratona, mas depois que faz a primeira, a segunda o medo vai embora este miticismo da maratona é o seguinte as pessoas nao treinam daí já viu né...
    Quanto ao vídeo postado aqui é muito bom, mas o problema é o seguinte na África os povos necessitam de sobreviver entao eles vao a luta e sem querer eles estao fazendo um esporte muito bom que é correr...So nao entendi uma coisa no vídeo após a caça em que o bicho morre o africano mete a mão na boca do bicho e passa a baba da boca do bicho nos joelhos????

    Um abraço,

    Jorge Cerqueira
    www.jmaratona.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Jorge, acho que a baba na perna é superstição. Mas vai saber.... Pode ter alguma propriedade relaxante. O narrador diz que é para aliviar os músculos que estão queimando.

      Excluir