segunda-feira, 21 de julho de 2014

Dieta cetogênica para controle de casos graves de epilepsia. Na TV Americana. Em 1994 e 2004...

A Dieta Cetogênica (muito rica em gordura, muito pobre em carboidratos) já apareceu na TV Americana duas vezes, em 1994 e 2004, no programa Dateline, da rede NBC.  

É interessante ver como na época a preocupação era se tanta gordura ia fazer mal para as crianças (como se dieta rica em gordura não fosse algo natural e como se os medicamentos não fossem um mal muito maior).

E foi assistindo aos vídeos que descobri que o diretor e produtor Jim Abrahams, do ótimo Apertem os Cintos o Piloto Sumiu!, deixou a carreira para se dedicar à Fundação Charlie, em homenagem ao filho dele (que está vivo, mas sofreu sequelas supostamente por conta de não ter tratado a epilepsia com a dieta cetogênica a tempo). Abaixo os links para os programas no YouTube.

 



 


 

O impressionante é que, em geral, depois de 2 anos as crianças passam a comer uma dieta "normal". Tamanho é o poder da dieta cetogênica que permite que, após o tratamento, a agressão de uma dieta rica em carboidratos seja seguida pelo resto da vida sem convulsões? Isto me parece um bom exemplo de Antifragilidade.

O médico que tentou convencer a família de que a dieta cetogênica não era uma boa alternativa mudou de ideia depois e assumiu seu erro.

O médico que trabalhou com a dieta cetogênica na Johns Hopkins University morreu este ano (2014): http://www.bioethicsinstitute.org/people/john-m-freeman-4.




E este médico (John Freeman) disse que se não fosse a nutricionista Millicent Kelley (http://www.hopkinschildrens.org/tpl_news.aspx?id=4748) a dieta teria desaparecido.

Abaixo o filme completo "Pela Vida de Meu Filho", em inglês, que conta uma estória inspirada em várias estórias de famílias que passaram pelo problema e acabaram descobrindo por conta própria a dieta cetogênica.


E aqui um link para uma postagem do Jimmy Moore que me fez relembrar o filme (que eu tinha assistido antes de adotar uma dieta low carb).




Nenhum comentário:

Postar um comentário