quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Principais razões pelas quais você não está perdendo peso em uma dieta low carb

Tradução de Erikah Azzevedo, da página (no Facebook) Atkins em Gotas. Visitem e curtam a página dela. Tem vários outros bons textos interessantes nas notas.

Principais razões pelas quais você não está perdendo peso em uma dieta low carb

INVESTIGUE-SE e CONCLUA VOCÊ MESMO(A)!

Talvez  você não esteja perdendo peso na balança mas esteja perdendo medidas e nem perceba..
A perda de peso não  é um processo linear. Se você pesar-se todos os dias, em seguida, haverá dias em que  os ponteiros da mesma estarão aseu favor e dias  em que eles possam ser vistos como seu mais novo inimigo. Isso não significa que a dieta não está  funcionando.



Platô, o mais maldito e indesejado efeito esperado.

Muitas pessoas perdem muito peso na primeira semana devido ao baixo teor de carboidratos, mas esse peso não quer  dizer necessariamente perda de gordura  mas principalmente o peso de água. Portanto tenha em vista que a  perda de peso irá desacelerar significativamente após essa fase inicial, e isso já deve ser algo esperado.

É possível, se vocêse exercita , ou se faz algum tipo de musculação, que você  esteja perdendo gordura mas ganhandomúsculos, o que traz uma compensação nos ponteiros da balança. Além de que quando uma fibra muscular se quebra pra depois se recompor ela retem liquido em todo o processo o que pode vir também a mascarar a sua perda de peso.
Para se certificarde que você está perdendo gordura,  usealgo que não seja apenas  a balança(quetantas vezes é  maldita e mentirosa). Use uma  fita métrica para medir sua circunferência dacintura, e de outras partes do corpo ou compre uma roupa mais justa para o seutamanho, tudo vale a pena na percepção do sucesso na perda de peso. Um bomrecurso seria  calcular o seu percentualde gordura corporal medido a cada mês pelo exame de adipometria.  A Bioimpedância também é um outro exame, menos exato, que pode te dar  a porcentagem de gordura, água, massamuscular, etc.
Uma outra forma deobservar é  tirando fotos. Tome notade como suas roupas se encaixam em  vocêe perceba as mudanças.  Se elas estão folgando é porque você está perdendo gordura , não importa o que a balançadiz.

Talvez você não esteja comendo comida real, ou seja, talvez você  não esteja comendo comida de verdade

Uma dieta baixa emcarboidratos é mais do que apenas reduzir a ingestão de carboidratos você precisa substituir esses carboidratos com alimentos nutritivos reais.
Jogue fora todos os produtos de baixo teor de carboidratos processados, como barrinhas e chocolates low carbs, eles não são comida de verdade e eles não são bons para sua saúde.  Atenha-se a carnes, peixes, ovos , vegetais e gorduras saudáveis, se  você precisa perder peso.
Além disso cookies, bolos e  brownies  e comidas cheias de farelos quando usados de forma rotineira pode causar problemas,  mesmo que eles sejam feitos com ingredientes saudáveis. Eles devem ser consideradas como guloseimas e não algo que você come todos os dias.
O que também é importanteé comer GORDURA suficiente.  Se você tentar cortar carboidratos e gordura,você vai acabar com uma fome voraz  e sesentindo um lixo, isso pode te induzir ao fracasso.
Comer umadieta com pouca gordura e muita proteína é uma idéia poucosábia. Uma Low carb com alto teor de gordura e com teor moderado deproteínas é o caminho que você terá que  percorrer se desejar se manter em cetose , já que assimvocê obterá  umambientehormonal  ideal para queimar gordura corporal.


Talvez você esteja comendo muitas nozes, castanhas e amendoas

Asnozes são alimentos reais, não há dúvida sobre isso. Eles também são muito ricos em gordura, as amêndoas, por exemplo,  cerca de 70% da suas calorias sãoprovenientes de gordura.
As nozes são muito fáceis dese comer em excesso, sua crocância e alta densidadeenergética nos dá a capacidade de comergrandes quantidades sem nossentirmos saciados. E pense que um sacode nozes pode ter muito mais calorias que muitas refeições diárias. Sevocê as está utilizando como lanches diariamente então há grandes chances de que você esteja consumindo muitas calorias, de modo que você deve tentar ,limitá-lasou eliminá-las da sua alimentação por um tempoTalvez você esteja estressado o tempo todo
Infelizmente, nem sempre é suficiente apenas o  “comer saudável” e o praticar exercícios  físicos. Precisamos ter certeza de que os nossos corpos estão funcionando perfeitamente e que o nosso ambiente hormonal é favorável para a queima de gordura;
Quando o corpo é  forçado o tempo todo a manter-se em um estado constante de "luta ou fuga" - com níveis elevados de hormônios do estresse, como cortisol , a perda de peso diminui. Ter níveis de cortisol cronicamente elevados podem aumentar a sua fome e desejo por alimentos não saudáveis e diminuir a sua perda de peso, então tente valorizar as horas de descanso e lazer e valorize as atividades que te façam relaxar e diminuir o estresse. Dieta e estresse não combinam, lembre-se disso.

Talvez você não esteja dormindo o suficiente
Osono é incrivelmente importante para a saúde global e os estudos mostram que afalta de sono se correlaciona com o ganho de peso e obesidade
A falta de sono pode fazer-nos sentir mais fome .Ela  também irá fazer-nos cansados e menos motivados para o exercitar-se e para o comer saudável.
Se você tem um distúrbio do sono, consulte um médico. Esse tipo de distúrbio é facilmente tratável..Níveis baixos de magnésio pode estar ocasionando esse constante estagio de vigília.

Talvez você  não esteja se exercitando da forma mais adequada.

Você não deve  querer se exercitar só pelo objetivo único de queimar calorias. Na verdade, as calorias queimadas durante o exercício geralmente são insignificantes,  e podem facilmente serem recompensadas  ao consumir um pouco a mais de alimentos na refeição seguinte. No entanto, o exercício é fundamental para a saúde física e mental.Exercício, a longo prazo, pode ajudar a perder peso, melhorar a sua saúde metabólica, sensibilizando a insulina e aumentando sua massa muscular e fazer você se sentir incrível.

Alguma modalidades que você poderá experimentar:
Levantamento de peso - isso vai melhorar muito o seu ambiente hormonal e aumentar sua massa muscular, o que irá ajudá-lo a perder peso alongo prazo.
Treinos intervalados- fazer  treinos com intervalos de alta intensidade é uma excelente forma de cardio que melhora o metabolismo e aumenta seus níveis de hormônio de crescimento humano, além de sensibilizar a insulina.
Baixaintensidade - ser ativo e fazer alguns trabalhos de baixa intensidade como caminhar é uma ótima ideia. O corpo humano foi desenhado para se movimentar, não sentar em uma cadeira durante todo o dia.
Após o período de ceto-adaptação o conselho que te dou é : MEXA-SE!

Talvez você esteja comendo muitos derivados de leite

Outro alimento low-carb que pode causar problemas para algumas pessoas é leite. Alguns produtos lácteos, apesar de ser baixa em carboidratos, ainda são muito ricos em proteínas..Proteína, como carboidratos, pode  elevar os níveis de insulina,. A composição de aminoácidos de proteínas lácteas torna muito potente  o aumento de insulina. Na verdade saiba que as proteínas do leite pode aumentar o  pico de insulina, tanto quanto o pão branco , para algumas pessoas, derivados de leite como queijos, creme de leite e iogurte se consumidos com muita frequência podem aumentar  a produção de insulina e prejudicar a adaptação metabólica.

Já o único derivado de leite que não precisamos nos preocupar é com a Manteiga, esta é bom derivado de leite para o consumo, pois é muito pobre em proteínas e praticamente zero lactose e, portanto, não proporciona picos na produção da  insulina.


Talvez você seja intolerante a um elemento da sua dieta:. Glúten, leite, soja e milho são culpados comuns

Gluten, Leite, soja e milho são cada vez mais alergênico e podem inibir a perda de gordura, se você perceber que empacou na perda, balança e medidas, experimente retirar da sua alimentação um desses alimentos de cada vez e teste qual necessariamente você possui intolerância ou alergia.  Conhecer-se é sempre o melhor caminho.


Talvez  você esteja utilizando quantidade muito grandes de adoçantes

Apesar de alguns adoçantes não serem calóricos,eles podem afetar os nossos níveis de apetite. Vários estudos mostram que os adoçantes artificiais pode afetar apetite, negativa ou positivamente em alguns casos fazendo as pessoas comerem mais calorias totais
Além disso, o consumo de adoçantes artificiais está associado com o ganho de peso alongo prazo, Isso provavelmente depende do indivíduo, mas se você está comendo um monte de adoçantes e não está perdendo peso, então você pode tentar removê-los. E testar o que acontece.

Adoçantes em pó costumam contem carboidratos como lactose e maltodextrina usados para dar volume e portando ainda que pouco, possuem carboidratos. Fique atento!

O aspartame tem sido associado em algumas pesquisas a diminuição do metabolismo. Atkins no seu livro diz que desconhece o mecanismo mas que o aspartame pra algumas pessoas podem inibir a Cetose. Então evitem os adoçantes a base de ASPARTAME assim como alimentos que contenham o mesmo.

Talvez você esteja se alimentando o tempo todo

É um mito persistente nos círculos de saúde e fitness que todo mundo deve comer muitas  e pequenas refeições ao longo do dia.  Isto  já foi estudado exaustivamente  e  vantagem nenhuma foi encontrado para comer as refeições mais frequentes e menores.

É natural para os seres humanos  comer menos refeições por dia e às vezes ir longos períodos de tempo sem alimentos.Algumas pessoas fazem o que chamamos jejum intermitente , comem em uma janela de 6 a 8 horas por dia ou fazem jejuns de 24 horas em 1-2 vezes por semana e isto pode ser muito útil para romper um platô.

O intervalo mínimo entre uma refeição e outra deve ser de 5 horas, mas podem se estender mais, uma refeição também pode ser eventualmente pulada, espaçando as horas entre a ultima e a penúltima refeição realizada. Isso também pode lhe ser útil  maneira de se romper um platô.

Talvez você não esteja se hidratando de forma adequada.

Os processos metabólicos para perda de gordura acontecem em meio aquoso , estar desidratado dificulta reações metabólicas importantes no processo da lipólise. O tecido adiposo é mobilizado através de um processo chamado de hidrólise. Como a palavra sugere,hidrólise requer muita água. Quantidades insuficientes de água em seu corpo irá dificultar a quebra efetiva de gordura. Se você está se exercitando, ou se o seu ambiente é quente e/ou seco, você precisa beber mais águaMínimo de 3 litros de água consumida diariamente é o essencial a se fazer, mas quanto mais água for consumida melhor.

Talvez você esteja consumindo muitas calorias
É verdade que você não tem que contar calorias em uma dieta low-carb. Mas isso não significa que as calorias não contam! A grande vantagem sobre alimentação low-carb é que nosso apetite está muito diminuído, o que nos permite comer menos calorias sem termos, que ficar com fome. Algumas pessoas cometem o erro, porém, de pensar que eles podem simplesmente continuar a comer e comer e ainda perder peso, por ser o alimento consumido  de  baixo teor de carboidratos. Deixe o seu apetite ser seu guia - comer quando você está com fome, e parar quando você está confortável, mas nunca “empanturrado”
Se você segue este conselho e faz a coisa certa e ainda assim não perde peso, tente uma contagem de calorias por um tempo, Mulheres perdem peso com o limite de 1800 calorias ,enquanto homem perdem com um limite de 200 calorias. Não restrinja também demais as calorias  assim  seu organismo entrará num ritmo ainda maior de economia de energia.
Talvez até você não esteja comendo vegetais suficientemente. Vegetais ocupam espaço nas refeições e possuem pouquíssimas calorias. Não comer vegetais pela quantidade de carboidratos que eles possuem talvez seja um grande erro. Além de que usar muito azeite ou óleo de côco pra regar as saladas faz um bem enorme a saúde e também à dieta.

Talvez você esteja consumindo algum medicamento que iniba a perda de peso.

Antidepressivos, diuréticos,estrogênio, pílula anticoncepcional e  hipoglicemiantes  , além do cortisol vem sendo associado a ganho de peso ponderal importante em muitos individuos, e interferem no metabolismo de uma dieta low carb.

Talvez você seja adepto a fazer dietas há muito tempo ou craque em pular de uma dieta pra outra,coisas assim.
Eu não acho que é uma boa ideia  exercer  um déficit calórico durante muito tempo.Atletas do mundo fitness ou fisioculturistas nunca fazem isso . Eles costumam fazer ciclos de "volume" e "corte".,na verdade.

Se você comer em um déficit calórico durante muitos meses (ou anos), então,eventualmente, a sua taxa metabólica pode diminuir.

E se você também faz low carb e engorda e emagrece, estica e encolhe , vai ficando cada vez mais difícil perder peso.

Talvez você esteja muito tempo em uma única fase da dieta low carb.
Emagrecimento é  processo dispendioso  para um organismo que ainda possui uma genética semelhante  aos dos seus ancestrais. Obesidade é  característica adquirida no mundo atual e não houve ainda mecanismos evolutivos que lutassem contra esse mal. Gordura evolutivamente sempre foi visto como tecido de sobrevivência, assim sendo o corpo conhece todas as maneiras de adaptação  para que possamos poupar a queima da gordura, permanecer com os mesmo estímulos é um erro, tudo deve ser ciclicamente avaliado e mexido pra que a perda de peso continue a acontecer, a forma como você se alimenta, o tipo de alimentos, o corte em calorias, o aumento de calorias, tudo vale a pena, uma simples mudança na quantidade de vezes que nos alimentamos aodia poderá fazer a balança se mexer, acrescentar carboidratos, mudar de fase periodicamente e também de exercícios com modalidade e séries diferenciados,faz com que o corpo não consiga com facilidade estabelecer os mecanismos de adaptação na perda de peso.  E os quilos possam enfim continuar a descer. Não estabeleça rotinas no seu processo de emagrecimento, por que  se assim for cada vez fica mais dificil ainda emagrecer.

Por ultimo , é preciso  que você entenda que é natural que a perda de peso aconteça de forma cada vez mais devagar, fatores variáveis pode estar proporcionando esse pausar no processo de perda de peso, e é preciso entender um a um, Observe se alguns desses fatores aqui explanados se enquadram a você, mas lembre-se que há momentos que não é possível identificar onde está erro, já que este não é comportamental mas sim biológico e evolutivo. Há uma resistência natural em perdermos peso, a gordura para a maioria dos seres vivos é tecido vital, é o que nos garantiu durante a evolução termos sobrevivido e chegado até aqui. Então mantenha a calma e siga no foco do seu objetivo. Tenha sempre em mente:

“Emagrecer é uma maratona, não uma corrida de 100 metros rasos”(Autor desconhecido)


Referências:


http://authoritynutrition.com/15-reasons-not-losing-weight-on-a-low-carb-diet/

http://www.lowcarbzen.com/inspiration/so-why-am-i-not-losing-weight-on-low-carb/
http://www.lifestylebypoliquin.com/Lifestyle/TipoftheDay/584/Tip_139__Not_Losing_Weight_On_A_Low-Carb_Diet?_Troubleshooting_Tips_For_Fat_Loss.aspx

http://lowcarbdiets.about.com/od/lowcarb101/a/lowcarbmistakes.htm


http://ketodietapp.com/Blog/post/2013/04/22/Not-Losing-Weight-on-Low-Carb-Ketogenic-Diet-Dont-Give-Up-and-Read-Further

http://www.ketogenic-diet-resource.com/weight-loss-plateau.html

3 comentários:

  1. Eu estou com esse problema. Sigo há 3 anos uma dieta baixa em carboidratos e no primeiros 8meses emagreci 23kg pois mantive-me em cetose.
    Depois disso segui a dieta paleolítica e recuperei 3 kg que de forma alguma os consigo perder. Tento diariamente atingir a cetose, cortando em tudo e mais alguma coisa, e não consigo de jeito nenhum. Já tentei introduzir o jejum intermitente e até já consumi carboidratos para dar o "choque" no organismo e nada!
    Acho que o meu organismo se adaptou de tal maneira a viver em cetose que criou naturalmente mecanismos para contrariar esse estado.
    Estou a desesperar porque faço uma alimentação muito restrita para atingir a cetose e não estou a conseguir. E quero mesmo perder esses 3kg, mas não sei como... :(

    ResponderExcluir