terça-feira, 13 de janeiro de 2015

Nutri Informa, o Informativo Nutricional da UTFPR continua desinformando em 2015

Recebi o seguinte email hoje, pelo broadcast de servidores da UTFPR, onde trabalho, alertando sobre os informativos nutricionais da UTFPR:



Como eu já tinha observado várias afirmações estranhas nos informativos anteriores, quis ver se a edição de Janeiro 2015 estava melhor. Não estava. Foi uma edição de conselhos para o Ano Novo. Tem conselhos corretos lá, mas vou destacar o que acho parece bem errado até para um leigo como eu:

Gordura saturada e sal:





Como assim "reduza o consumo de gordura saturada (animal)" e "sal"?  O Informativo sabe quanto eu consumo? Talvez eu consuma bem pouco e precise aumentar meu consumo... O mesmo vale para o sal. Além disso, todo mundo sabe que está aconetecendo muita discussão sobre estes dois temas nor últimos anos (Dr. Souto já escreveu sobre as mudanças que estão acontecendo com relação a gordura saturada e ao sal) e não faz sentido para mim simplesmente dizer "reduza o consumo".

E, sim, eu sei que o Dr. Souto é "apenas" (é um papel muito importante) um popularizador da ciência. Não é um cientista. Mas é um clínico que trata pacientes e que entende como ciência funciona. Vale a pena sim ler os textos dele e, se duvidar do que ele escreveu, vá atrás dos artigos. Ele posta os links dos artigos/documentos  ou links para os links. Já o Informativo...

Jejum:



É claro que nem todo mundo pode sair por aí fazer jejum intermitente (leia aqui no blog do Dr. Souto) mas o jeito absoluto de escrever ("não ignore o café da manhã", "não deixe de fazer qualquer outra refeição") me incomoda. Agora mesmo, 10:24 da manhã, estou escrevendo quase em jejum (bebi um pouco de café com leite e creme às 7h, mas não consumi nada sólido), depois de 1h correndo e de ler alguns abstracts de artigos da mais nova edição da IEEE TSE.


Fuja das dietas malucas e restritivas:




Conselho muito pouco específico. Quais são as dietas malucas e restritivas? Por que elas fazem mal (se devemos "fugir" delas, é porque provavelmente fazem mal)?

O próprio informativo acabou de propor várias restrições. A dieta proposta (veja item acima "Gordura saturada e sal"). Seria uma contradição?



Fontes:

O pior mesmo foi no final citar, com um link quebrado, um guia nutricional que, em sua página 12, contém a pirâmide alimentar (algo já bem contestado).

2 comentários:

  1. E correr em jejum, será que faz muito mal?
    Eu me sinto bem e é tão mais prático
    Nunca sinto fome
    Será que o tempo e a intensidade tem a ver com algo prejudicial?

    Ass: Enio :D

    Em tempo: Li o post do blog do Dr. Souto. Ele é ENORME (ainda bem que estou com tempo no trabalho haha). Achei interessante a abordagem.

    ResponderExcluir
  2. Enio,

    eu quase sempre corro em jejum, exceto provas.
    Mas não vejo problema em comer antes, se eu tiver tempo para digerir antes do treino (1h).
    Pra mim a intensidade tem tudo a ver. Mais intenso, mais sinto necessidade (talvez apenas mental) de comer algo. Duração nem tanto, no meu caso. A duração vai apenas me dizer se devo levar algo para comer durante o treino. Quando é mais longo (mais do que 1h30) posso levar algo para treinar a nutrição da prova.

    O Danilo Balu, o colunista ex-polêmico (explico, ontem o Webrun escreveu que ele era polêmico e depois apagou), escreveu:

    Porque proibir treinar em jejum é uma enorme besteira
    http://www.webrun.com.br/h/noticias/porque-proibir-treinar-em-jejum-e-uma-enorme-besteira/14844

    Abraços,
    Adolfo

    ResponderExcluir