segunda-feira, 2 de março de 2020

Conselho de Sir William Osler para os alunos: pratique a concentração em coisas difíceis, por Cal Newport

Esta é a tradução de um texto de Cal Newport em seu blog Study Hacks. Cal é o autor de Trabalho Focado (Deep Work) e Minimalismo Digital.

Sir William Osler é uma das figuras mais importantes na fundação da medicina moderna. Em 1910, ele publicou um livro intitulado "Aequanimitas: With Other Addresses to Medical Students, Nurses and Practitioners of Medicine". O livro se baseia no discurso de despedida que ele deu na Escola de Medicina da Pensilvânia em 1889 e detalha seus pensamentos sobre o que é necessário para prosperar em um campo médico intelectualmente exigente.

Link para texto orginal: http://bit.ly/32JJCcN

Como um de meus leitores me avisou recentemente, o capítulo 18 deste livro contém a seguinte jóia prescritiva sobre como obter sucesso em um empreendimento que exige que você crie valor com sua mente:

“Que cada hora do dia cumpra seu dever, e cultive o poder de concentração que cresce com o seu exercício, de modo que a atenção não se esvai nem acene, mas se acomode com tenacidade de cachorro sobre o assunto diante de você. A repetição constante transforma um bom hábito em sua mente e, no final da sessão, você pode ter adquirido o mais precioso de todos os conhecimentos - o poder do trabalho. ”

O que me impressionou nessa citação, além de ser um bom endosso da vida profunda, é que ela vem de um educador. Para Olser, ficou claro que o treinamento de uma nova geração de pensadores exigia que os alunos aprendessem a usar sua mente de maneira produtiva, o que é difícil, e requer "tenacidade dos touros" antes de se tornar um "bom hábito".

Não ensinamos mais isso.

As instituições educacionais modernas se preocupam muito com o conteúdo: quais teorias ensinamos, a quais idéias os alunos são expostos, que habilidades eles acabam conhecendo. Mas raramente abordamos a questão mais geral de como alguém transforma sua mente em uma ferramenta bem afiada para o trabalho cognitivo em nível de elite.

Em outras palavras, desistimos amplamente de falar explicitamente sobre este elemento da vida intelectual. Isso pode ser em parte porque parece muito pragmático e não suficientemente elevado. Suspeito que isso também se deva em parte ao fato de que os próprios educadores, afogados em um mar de e-mails e obrigações administrativas não atendidas, não se sentem à vontade para promover um estilo de vida que eles próprios não levam mais.

Mas, independentemente do motivo, essa omissão é quase certamente feita em detrimento da nossa cultura. Eu suspeito (embora ainda não possa provar), que uma instituição educacional que, sem desculpas, transformasse o trabalho profundo em um princípio básico, não assustaria uma geração acostumada a olhar para as telas, mas se veria inundada de candidatos famintos por experimentar um modo mais significativo. da existência.

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