sexta-feira, 14 de novembro de 2014

Diabetes e Carboidratos

O André Cruz, do blog 96 pés, mandou hoje o email abaixo para mim e para o Hilton Sousa, do Paleodiário:

Dia Mundial do Diabetes: atividade física ajuda controlar a glicemia
Por que ninguem fala dos carbs?

Dia Mundial do Diabetes: atividade física ajuda controlar a glicemiahttp://oglobo.globo.com/blogs/debike/posts/2014/11/14/dia-mundial-do-diabetes-atividade-fisica-ajuda-controlar-glicemia-554745.asp

Como professor de uma universidade federal, sinto-me na obrigação de comentar um pouco.
O Dr. José Carlos Souto escreveu uma longa série de posts sobre o assunto "low carb e diabetes". Confesso que não li tudo pois tudo o que li anteriormente já foi o suficiente para me convencer de que não faz sentido algum um diabético não restringir bastante os carboidratos. Não faz sentido pra mim comer carboidratos e depois tomar insulina justamente para reduzir o impacto negativo destes carboidratos.

Voltando à pergunta do André, acho que ninguém fala dos carboidratos por uma conjunção de fatores. Uma delas é que a indústria de alimentos utiliza bastante carboidratos. Outra é que sem tantos carboidratos na dieta dos diabéticos provavelmente o consumo de medicamentos contra diabetes iria diminuir bastante. E também porque ainda não há um consenso científico de que a melhor solução para o controle do diabetes.

Quanto ao consenso científico, talvez em alguns anos isto mude. Este artigo

Dietary carbohydrate restriction as the first approach in diabetes management: Critical review and evidence base


é, enquanto escrevo (14/11/2014), um dos mais baixados numa das principais revistas científicas de Nutrição.



Mas é sempre bom lembrar que nada impede que um(a) diabético(a) brasileiro(a) procure um dos vários profissionais de saúde paleo/lowcarb  e tente uma abordagem low carb para um melhor controle da glicemia.

Alguém conhece algum caso de sucesso de alguém que usa low carb para controle da diabetes?

5 comentários:

  1. Eu controlo o diabetes da minha cadelinha só com Low Carb...o primeiro exame dela deu 1096mg/dl de glicemia...tomava insulina 2 x ao dia e comecei a low carb nela e depois de 9 meses baixou pra 121mg/dl...Como sou veterinária eu resolvi tentar este tipo de terapia alimentar...e hoje ela não recebe mais insulina injetável. Se eu fosse médica de gente, indicaria isso às pessoas, infelizmente, só posso receitar aos animais, que fisiologicamente, são iguais...O que eu posso fazer é indicar para as pessoas procurarem médicos e nutricionistas voltados para a Low Carb...mas é uma ótima solução!!!!

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir