terça-feira, 2 de abril de 2013

Duokan no Kindle Paperwhite

Duokan é um sistema operacional alternativo (chinês) para Kindle que permite ler epubs (o Kindle normalmente só lê mobis). Também permite ler PDFs com mais qualidade do que o sistema original do Kindle (mas não tão bem quanto um tablet).

Instalei hoje num Kindle Paperwhite. Segui as instruções em neste post:

Alerta 1: só faça isso com a bateria bem carregada.
Alerta 2: faça isso por sua própria conta e risco. Sempre há a chance de algo dar errado e seu Kindle virar um tijolo. A garantia da Amazon não cobre este tipo de procedimento.



Baixe o Duokan em http://home.duokan.com/index.html. Embaixo de "多看阅读 for Kindle", clique no botão laranja que te levará a uma nova página, a página da versão mais recente do Duokan (hoje a página é http://bbs.duokan.com/forum/thread-80176-1-1.html). Lá, clique em 安装包下载, abaixo de == Kindle Touch  and Kindle Paperwhite 版本信息 && 下载链接 ==. Um arquivo zip será baixado.


Intruções para instalar o Duokan no Kindle Paperwhite e no Kindle 4 Touch
1. Baixar o Duokan e unzipar os arquivos
2. Copiar DK_System para o diretório raiz do Kindle
3. Copiar MOBI8_DEBUG da pasta "KindlePaperwhite_¦¦Î¦À¿" para o diretório raiz do Kindle
4. Copiar Duokan.mobi da mesma pasta para a pasta /documents no seu Kindle
5. Desconectar o cabo USB
6. Abrir o livro Duokan.mobi no seu Kindle
7. Pressionar "Install" e depois pressionar o canto superior esquerdo do Kindle. O Duokan começa a bootar e o Kindle irá reiniciar. Algumas pessoas tiveram que repetir este passo duas vezes antes do Kindle finalmente bootar o Duokan.


O Duokan boota em Chinês. Para mudar para inglês, siga (aproximadamente) os passos das figuras abaixo (fonte: http://duokanhun.blogspot.com.au/2012/10/duokan-angol-nyelvi-fajl-gatyaba-razva.htm):





No Duokan que instalei as telas não eram exatamente iguais, mas deu certo. No meu caso, não foi necessário rebootar.


Tem um vídeo no Youtube mostrando o Duokan em ação:





Kindle Paperwhite exibindo um artigo em PDF em modo reflow


Outra fonte de instruções: http://www.mobileread.mobi/forums/showthread.php?p=2366686#post2366686


32 comentários:

  1. Rapaz se tivesse achado seu blog antes não teria mandado o Google Translate fazer o "seviço sujo" de tradução para o português. Ainda não instalei o Duokan no meu Paperwhite, bateria estava num baixo nível de carga. Futuramente entrarei em contato para trocarmos impressões. Grande abraço!

    ResponderExcluir
  2. Adolfo, instalei a versão 2013 do Duokan no meu Paperwhite, sinceramente não voltarei para o sistema da Amazon por uma série de considerações:

    1) Arquivos em PDF simplesmente ficaram perfeitos, o auto-ajuste do Duokan simplesmente fez com que a exibição ficasse muito semelhante à apresentada pelos arquivos .epub e .mobi.

    2) Agora posso usar arquivos no formato .epub que são o padrão adotado mundialmente e possuem tamanho menor que os .mobi.

    3) Maior libertade de escolha para adquirir livros. Além da Amazon posso comprar em qualquer livraria já que fugi da prisão que o formato proprietário nos impoe.

    4) Apesar de haver opção de linguagem em português eu prefiro o Duokan em inglês, é a melhor tradução do chinês.

    Essas foram as primeiras impressões. Confesso que não esperava tanto do Duokan, surpreendeu positivamente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ricardo!

      Que bom que este post foi útil!

      Abraços!

      Excluir
  3. Olá Adolfo.
    Obrigado pelas dicas. Pergunto se a instalação para o touch e para o paperwhite são com os mesmos arquivos pois vc informa para extrair dados do paperwhite (MOBI8_DEBUG da pasta "KindlePaperwhite_¦¦Î¦À¿" para o diretório raiz do Kindle e também Duokan.mobi) que não estão nos arquivos baixados para o touch. É isso mesmo?

    ResponderExcluir
  4. Olá! Só mais um detalhe: O meu Kindle Touch tem o firmware com a versão 5.3.2.1. será que posso usar esta versão do Duokan? Obrigado de novo.

    ResponderExcluir
  5. Achei muito bom seu tutorial, só tenho dificuldade com a linguagem em chinês, clico na sorte, estou tentado uma forma de traduzir pro inglês e se possível, mesmo que precário se encontrar uma tradução em português usarei também.

    ResponderExcluir
  6. Adolfo, cara, esse passo a passo só serve para o Kindle paperwhite e NAO PARA O KINDLE TOUCH. Tentei fazer o que está descrito no seu blog, porém de cara já percebi que havia algo de errado. Primeiro que o arquivo MOBI8_DEBUG e o Duokan.Mobi estao dentro da pasta "KindlePaperwhite_¦¦Î¦À¿" o que é de estranhar, já que há uma pasta "kindletouch" também. Mesmo assim continuei com a instalacao de acordo com seu blog. Quando rodei o arquivo .Mobi no meu kindle apareceu uma tela com o nome INSTALL. Cliquei nela e depois pressionei o canto superior esquerdo diversas vezes na tentativa de fazer o programa rodar ( mais de 100 vezes). Entao fui obrigado a apagar os arquivos do meu kindle manualmente e ele aparentemente voltou ao normal. Fui pesquisar e verifiquei que o DUOKAN nao suporta o kindle touch versao 5.3.2.1. Entao a todos que estao lendo este blog, favor verificar a versao do seu kindle touch. Agora resta esperar o DUOKAN liberar uma nova versao que suporte esta versao.

    ResponderExcluir
  7. Para instalar o Duokan 2013 no Kindle Touch vejam as instruções em meu blog: http://zeribeiropena.wordpress.com/2013/08/05/duokan-2013-no-kindle-touch/

    ResponderExcluir
  8. bom dia.. cara.. eu tenho um paperware, fui seguir o tutorial para instalar o duokan, porém, quando entro no site do duokan e clico no kindle, abre uma página de erro, como se o donwload não tivesse mais disponível.. alguém pode me passar outro link ou fazer o upload?

    abraço

    ResponderExcluir
  9. Pessoal, leia os alertas no início desta matéria. Há a possibilidade de o Kindle pifar. Além disso, instalando-se o Duokan, seu aparelho não mais irá receber as atualizações automáticas de software da Amazon, e isso não é bom.
    Eu tenho atualmente o Kindle Paperwithe; anteriormente tive o Kindle Keyboard. Sempre comprei ebooks da Amazon e também de outras lojas. Para estes, sempre converti os livros para o formato mobi no Calibre e depois enviei ao Kindle. O Calibre retira o DRM do ebook e o transforma em mobi.
    Para isso é necessário instalar um plugin no Calibre. Uma vez feito isso, você nunca mais precisará instalar novamente a mesma coisa no Calibre, apenas atualizá-lo.
    Abaixo há um link para um tutorial.

    http://www.ebookbr.com/2012/01/video-tutorial-retirando-drm-com-o.html

    ResponderExcluir
  10. no meu caso quando copio o arquivo duokan.mobi pra dentro do kindle ele simplesmente não aparece no kindle. de jeito nenhum....parece que nem ta la.

    se alguem puder me dar uma luz...vlw

    ResponderExcluir
  11. pra quem quer ler EPUB e PDF em um ereader eu recomendo a compra de um leitor da KOBO

    ResponderExcluir
  12. Queria testar o duokan em meu paperwhite, porem vi que so funciona em versao ate 5.3.2 e o meu esta no 5.3.9. Dai vi que pode fazer um downgrade para funcionar...mas achei trabalho desnecessario. Sabe se funciona no 5.3.9 para eu nao precisar de downgrade?

    ResponderExcluir
  13. Isso vale para o paperwhite versão 5.4.2. Posso instalar o Duokan nele?

    ResponderExcluir
  14. Acabei de instalar aqui no Kindle 5.4.4, usei o arquivo KT and KP(xTouch_2014-03-21.34197.rtm).zip , está OK, e tem Navegador agora...

    ResponderExcluir
  15. Alguém me ajuda por favor a instalar na versão 5.3.9 paperwhite?? Obrigado!!

    ResponderExcluir
  16. link para quadrinhos .mobi http://minhateca.com.br/andre.sos.sousa/HQs+.mobi

    ResponderExcluir
  17. Instalei o duokan o paperwhite, mas o navegador não abre. Como resolver?

    ResponderExcluir
  18. Ola, peco desculpas mas nao consigo responder a todas estas perguntas.
    Apenas instalei e funcionou.
    Mas minha opiniao atual eh de que o Duokan eh desnecessario.
    O Kindle nao serve para ler PDFs.

    ResponderExcluir
  19. amigo gostei do topico e fiquei afimd e fazwer ams alguem por favor me fala e depois se de erro pra voltar ano normal como eu faço?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é garantido. Se está em dúvida, melhor não arriscar.

      Excluir
  20. Respostas
    1. Acho que não. Deve ter uma versão para Paperwhite 2 mas não achei aqui
      http://wiki.mobileread.com/wiki/Duokan_2014_Installation

      Excluir
  21. Click no link abaixo; em seguida "kindle" e iniciaro download

    http://www.duokan.com/product

    ResponderExcluir
  22. Entrei aqui pelo fato de ser paleo, mas este post foi muito útil, bem como os comentários que se seguiram.

    Você ganhou um seguidor.

    Grato!


    ResponderExcluir
  23. Sabe dizer se tem como eu colocar no Kindle 5.6.2.1? Ele não é o Paperwhite porque não tem luz. Gostaria de testar pois a maioria dos arquivos que tenho são PDF.
    Desde já, te agradeço.

    ResponderExcluir
  24. Oi, o que está usando agora no momento em substituição ao Duokan ?

    ResponderExcluir
  25. O Senhor teria o arquivo utilizado neste tutorial? Não consigo baixar do site indicado.

    ResponderExcluir