"Escolha um alimento ou bebida que você ama, faça de seu consumo um ritual e transforme trabalhar em um projeto importante de longo prazo uma condição para se conceder este consumo excitante"
"Pick a food or drink that you love, turn consuming it into a ritual and make working on an important long-term project a condition of indulging in this exciting consumption."
Depois ele escreve como faz isso com café. Prepara o café e só começa a beber alguns minutos depois de ter passado este tempo trabalhando num projeto importante. E continua bebendo e trabalhando até a xícara acabar. Nos EUA o pessoal toma xícaras bem grande de café. Ele mesmo diz que não funciona com expressos.
Lembro que num dos livros dele ele contou como foi fiel a um tratamento de quimioterapia. O tratamento deveria ser feito em casa, durava horas e provocava náusea e vômitos. Muitos desistiam. O que ele fazia? Ele adora cinema. Ia na locadora, alugava vários filmes, separava um balde, e começava o tratamento. O sofrimento do tratamento era compensado pelos filmes.
Fonte:
Ask Ariely: On Preparing for Productivity, Manipulating Motivation, and Risking Romance