sábado, 16 de novembro de 2013

Perséfone (novela Amor à Vida - Rede Globo) fazendo low carb?

Ontem, 16/11/2013, na novela Amor à Vida, passou uma cena (Cena 12) que mostra a personagem Perséfone começando uma nova dieta, que ela chama de Dieta das Calorias. Provavelmente a novela vai zombar das pessoas que fazem uma dieta estilo low-carb (paleo, Atkins, etc.).



Pelo que se vê no prato dela (linguiça, bacon, ovos), na verdade ela está fazendo uma dieta low carb mal planejada e bem desequilibrada.

Na cena, ela diz:
  • "O negócio é não comer carboidratos. Se a gente não comer carboidratos a gente emagrece."
Não é bem assim. Para emagrecer e ter saúde, não basta "não comer carboidratos". Tem que reduzir carboidratos sim! Tem que deixar de comer tanto trigo (pães e massas), arroz, feijão, açúcar, frutas muito doces, etc. Mas tem que comer comida de verdade. Linguiça e bacon industrializados não são comida de verdade. Até dá pra comer eventualmente (em alguns casos - e cada caso é um caso) mas não pode ser do jeito que ela fala.

E acredito que a maioria das pessoas não deve deixar de comer carboidratos totalmente. Deve apenas reduzir a quantidade e melhorar a qualidade dos carboidratos ingeridos. Eu mesmo, 1 ano e meio atrás, comia carboidratos principalmente na forma de pão, biscoito, massas, açúcar. Hoje em dia prefiro batata-doce, mandioca e frutas.

Bem, mas não sou médico ou nada parecido. Por isso recomendo fortemente o blog Dieta Low-Carb e Paleolítica, do médico José Carlos Souto. Lá você vai encontrar informação de qualidade escrita por alguém que entende. Muitas pessoas tem conseguido emagrecer e melhorar a saúde com esta dieta.  Como sei disso? Participo de vários grupos no Facebook (clique aqui para conhecer) relacionados a dieta paleo/low-carb.

Se você quer conhecer de verdade como esta dieta funciona, leia também os diversos blogs de brasileiros que fazem esta dieta. E, se decidir fazer a dieta, tem a opção de procurar um dos profissionais de saúde paleo / low-carb.

Não caia na gozação da Globo. Ela é sustentada, em parte, por empresas que lucram à custa da obesidade das pessoas. Mas numa coisa a novela acertou. Quando a personagem diz: "Estava com saudade de você, bacon!" A verdade é que passamos tantos anos achando que bacon era um alimento proibido que, ao descobrir que ele não é ruim, inicialmente tiramos o atraso. Ficamos apaixonados por bacon! Eu mesmo me deleitei com bastante bacon por um tempo. Agora não tenho mais essa fissura.  Como 1 vez a cada 2 semanas, se tanto. Prefiro comer ovos, carne normal, verduras, queijos, iogurte, frutas, etc.


13 comentários:

  1. Adolfo por acaso ontem estava em casa e vi esta cena, que para mim foi ridicula, aliás ontem a novela ensinou milhares pessoas a fazerem uma dieta errada, esta tv plim plim só fazendo besteira, o que vai ter de gente fazendo esta dieta, vc vai ver só. Valeu
    Bons trienos,

    Jorge Cerqueira
    Ultramaratonista
    www.jmaratona.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas Jorge, eu entendi que a novela estava ridicularizando a dieta, como fez com a "dieta da melancia". Ao menos, neste caso, a "Dieta das Calorias" (como eles chamam) faz algum sentido em alguns aspectos (por exemplo, na redução de carboidratos). O problema, a meu ver, é que eles vão zombar sem diferenciar uma boa dieta com redução de carboidratos de uma dieta ruim com redução de carboidratos. Uma boa dieta low-carb pode ser a ideal para muitas pessoas, principalmente para corredores de longa distância e até mesmo ultra-maratonistas (exemplo: Tim Olson).

      Abraços,
      Adolfo

      Excluir
  2. Estou cansada dessa visao distorcida que leva uma pratica distorcida da dieta low carb...desse medo absurdo dos vegetais... dessa partiularidade q incute na cabeça das pessoas que a dieta low carb é livre em proteinas...qto na verdade nunca foi, qto mais sendo ela uma. dieta cetogenica...queria poder dar um basta nisso, mostrar o qto de ignorancia existe nessa visao...o qto de distorcida ela é, tenho tentado mas nao tem sido nada fácil...

    Pela pratica de uma low carb mais limpa e saudavel vamos seguindo e lutando...

    Abraço aqui dessa sua companheira de luta.

    Erikah

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Erikah,
      Autor de novela não tem obrigação de ser preciso.
      Eu acho chato mesmo é quando o Dr. Pontinhos fala besteira na TV. E lucra com isso.
      Continuemos nosso trabalho.
      E vou deixar para os leitores daqui do blog o link pra sua página:
      https://www.facebook.com/atkinsemgotas

      Abraços,
      Adolfo

      Excluir
  3. Amei seu comentário Adolfo. Tbm acredito que pelo menos, mal ou bem, a dieta está sendo falada para que as pessoas que tem interesse, como nós fizemos, busquem mais conhecimentos a respeito e cheguem ao que é verdadeiro. Continuemos nesta caminhada que é a da busca da verdade sobre coisas que nos são impostas. Parabéns!

    ResponderExcluir
  4. Erikah Azzevedo vc é o exemplo perfeito de que uma " dieta das calorias" bem feita é super eficaz.

    ResponderExcluir
  5. Seu post é muito oportuno, e perfeito para elucidar aquelas mentes que realmente se detiverem sobre o assunto, e não apenas se deixem "cair na gozação" com que a Rede Globo tem tratado tantos assuntos sérios. A falta de compromisso dessa emissora com a criação e propagação de uma mentalidade mais crítica, racional e respeitosa do ser humano, como deveria ocorrer com uma concessionária de um serviço público, é impressionante e totalmente lamentável, especialmente nas novelas que se arvoram em "retratar fielmente a realidade brasileira".... Seria cômico, se não fosse trágico. De minha parte, não assisto, mas já fiquei sabendo sim, da cena, e concordo que a idéia é "zoar" o estilo alimentar, afinal, a personagem, poucos minutos antes, havia sido repreendia por um "médico endocrinologista", por ter feito uma "dieta maluca", e passado mal, e a recomendação era que ela passasse no consultório para receber uma orientação "séria"...
    Na sequência, ela aparece nessa cena a que você se refere, e o ator que contracena pergunta: "você foi ao dr. Fulano? " Ela responde que não, ou seja, é mais uma "maluquice da cabeça dela"...
    Não nos esquecendo de que é uma comediante, famosa por representar uma personagem em programa humorístico, que, em seu consultório, prescrevia aos "famosos" dietas totalmente "alucinadas".
    A intenção da Rede Globo em ridicularizar é clara...
    Não me surpreende, mas, como praticamente tudo o que passa por ali, merece atenção e raciocínio crítico.
    Parabéns pelo post, um guia para quem tem a necessidade de pensar por si mesmo, sobre qualquer que seja o assunto.
    Abraços,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Clarissa.
      A ideia é que pessoas interessadas encontrem este post e depois procurem o blog do Dr. Souto.
      Abraços.

      Excluir
  6. Creio ser importante a divulgação, as pessoas aderem às dietas que ouvem falar, a Globo sempre coopera para isso, as pessoas não estão preocupadas com os sintomas, elas querem a "bola da vez", tomara sirva para que agucem a curiosidade e procurem informação, gostei do texto, vou publicá-lo em minha TL, tenho falado sobre esse estilo de vida saudável para amigos, junto nessa batalha!

    ResponderExcluir