segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Congresso da Sociedade Brasileira de Computação (SBC) 2013 em Maceió-AL


Mensagem da profa. Eliana Almeida (UFAL),  organizadora do CSBC 2013.


ERBASE e CSBC 2013 na Regional Nordeste 2

Nós que fazemos a regional NE 2 da SBC, constituída pelos estados de Alagoas e Sergipe, estamos orgulhosos e felizes. Em 2013 estaremos na mídia da SBC por ter o privilégio de organizar tanto a ERBASE quanto o CSBC.

A ERBASE, Escola Regional de Computação Bahia-Alagoas-Sergipe, é a maior escola regional do País promovida pela SBC. Com um público médio de 800 participantes, a ERBASE já está consolidada e encontra-se na sua XII edição. Com o objetivo maior de atualizar e motivar os alunos de computação destes três estados, o evento promove palestras, minicursos e laboratórios, além de workshops, com chamada de trabalhos, onde alunos e professores participantes encontram oportunidade para publicar seus trabalhos acadêmicos. Em muitos casos, é uma primeira experiência de submissão, publicação e apresentação de trabalhos acadêmicos dos nossos alunos. Nos últimos anos, a ERBASE vem passando por um processo de crescimento e inovação com o objetivo de prover mais oportunidades aos nossos alunos para divulgarem seus trabalhos acadêmicos e iniciativas institucionais.

Recentemente, criamos o PROGBASE, uma maratona de programação, só para alunos da regional NE 2, nos mesmos moldes da Maratona Nacional. O PROGBASE serve como um treinamento para os que desejam participar da Maratona Nacional, a partir da qual tomam conhecimento das regras e vivenciam o ambiente competitivo.

Duas outras iniciativas da ERBASE são o FREEBASE, que é workshop voltado exclusivamente para a divulgação do software livre, e o INOVABASE, que visa criar uma competição para trabalhos inovadores, com premiações para os mais criativos. Neste ano de 2013, diante do grande número de participantes oriundos dos Institutos Federais, Escolas Técnicas, e do nível médio, estaremos lançando o TECBASE, um workshop contendo uma seção de pôsteres para dar oportunidade a estes alunos de mostrarem seus trabalhos acadêmicos e discutirem a computação no nível médio. A ERBASE sem dúvida é uma Escola que dá muito orgulho a nossa regional e a Regional Bahia.

Graças ao sucesso da ERBASE 2010, que ocorreu aqui em Maceió, onde pudemos mostrar nossa capacidade para organizar eventos, e com o apoio da professora Thais Batista, Diretora das Secretarias Regionais, conseguimos submeter o projeto para sediar o CSBC 2013. Assim, especialmente em 2013, além da ERBASE, que acontecerá em abril, em Aracaju-SE, sediaremos também o CSBC 2013, em Maceió-AL, de 23 a 26 de julho. Trazer o CSBC para a regional NE 2 significa colocar os estados de Alagoas e Sergipe no circuito dos grandes eventos da SBC. Com o CSBC teremos a oportunidade de construir parcerias acadêmicas, ter participação mais ativa junto à SBC e divulgar nosso trabalho tanto acadêmico quanto profissional mais conhecido no país, além dos nossos estudantes terem a oportunidade de estarem próximos dos grandes nomes da computação do país e até do exterior que, com certeza, nos prestigiarão com sua presença aqui no CSBC 2013.

Já estamos felizes, pois recebemos a visita de inspeção da SBC que aprovou o nosso espaço cultural de exposições no bairro do Jaraguá como local de realização do evento, além do hotel oficial. O Maceió Convention Bureau já está nos apoiando, inclusive já fez um excelente trabalho de divulgação durante o CSBC 2012. Contamos ainda com o apoio do Governo do Estado, através da Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Alagoas e da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado.

Como novidade para o CSBC 2013, nós estamos lançando o "pacote do acompanhante". Maceió é uma cidade acolhedora, conhecida por seu rico artesanato e gastronomia, suas praias calmas, com águas mornas e muito sol. Desta forma, nosso congressista pode trazer o seu acompanhante que a organização do CSBC 2013 também terá a preocupação em fazer de sua estadia um momento agradável de lazer e diversão.
Prof. Eliana Almeida (UFAL), Secretária Regional da Nordeste 2 e organizadora do CSBC 2013.



Um comentário:

  1. Olá adolfo, sou Carlos Vasconcelos, estou embarcando nesse mundo páleo-primal. Sou de Maceió, gostaria de saber se você conhece algum profissional da área aqui no estado. Abraço.

    ResponderExcluir